O público presente nas praias do noroeste paranaense superaram as especiticas. De acordo com informações repassadas a nossa reportagem, foram quase 60 mil pessoas nas praias que se formam no leito do Rio Paraná nessa região.
Porto Rico, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, "a quantidade de banhistas superou a espectativa, que era de 40 mil banhistas". "Pela quantidade de pessoas nas praias de Porto Rico e Porto São José, com certeza superou a espectativa".
Já no Balneário Porto Camargo, distrito de Icaraima, segundo um dos representantes da Associação dos barqueiros que fazem o transporte de passageiros para a praia do Meião, "pela quantidade de pessoas que transportamos entre o Porto e a praia, foram mais de 10 mil pessoas". Sem contar com o grande número de banhistas que frequentaram as prainhas em embarcações proprias ou de amigos. O certo é que foi grande o número de pessoas nas praias.
Segundo um banhista, "ainda bem que o Rio Paraná está baixo e o tempo colaborou, assim podíamos vir para Porto Camargo com a família.
Na prainha "Por do Sol", município de Mundo Novo, MS., não foi diferente, "muita gente esteve na prainha no sábado e domingo". Segundo populares.
A praia "Por do Sol", embora no Município de Mundo Novo, MS., recebe muitos banhistas de Guaíra, PR, nos finais de semana.
Era previsto que depois da Pandemia turistas da região retornariam às prainhas de água doce na região noroeste, até porque é mais perto, mais barato e de fácil acesso para quem mora nos municípios vizinhos.
No mês de outubro de 2023, durante sua visita a Porto Rico, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, anunciou que até aquele momento, "85% dos paranaenses já haviam escolhido como destino de suas férias, locais potencialmente turísticos do próprio Estado". "Pois há uma grande diversidade de atrativos turísticos de norte a sul; e leste a oeste do Estado". O povo tem regionalizado suas escolhas. E os locais com maior atrativos turísticos só têm a ganhar com a visitação de turistas dos municípios vizinhos.
"Viajar perto é cômodo e mais barato".
Vale ressaltar que locais como Balneário Porto Camargo, PR., recebe muitos turistas da região sul e sudeste do Mato Grosso do Sul. Inclusive, turistas de Dourados, MS., estavam em grande número no local neste final de semana. Mais de 50% das pousadas foram ocupadas por sul-matogrossenses.