Isabella Baroni/Fauna News
Os participantes também tiveram atividades práticas em parques da capital do Mato Grosso do Sul.
O Mato Grosso do Sul conta com mais 35 novos condutores em aviturismo. Entre 18 e 21 de dezembro, foi realizado um curso em Campo Grande (MS), que foi formatado para fortalecer o turismo de observação de aves, atividade que vem crescendo no Estado. A atividade foi realizada pelo Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, que já conta com um histórico de formações de condutores.
Os participantes tiveram palestras teóricas com profissionais que já atuam no turismo de observação de aves e de natureza em Mato Grosso do Sul, além de profissionais do Instituto Arara Azul. As saídas a campo para observação e identificação de aves na prática aconteceram dentro dos parques estaduais e municipais da cidade.
“Este curso ampliou meus horizontes no campo do aviturismo, além de finalizá-lo com muito conhecimento adquirido e com uma rede de contatos valiosa. É gente empenhada na promoção da cultura da observação de aves no Estado”, destacou Valter Patrial, participante do curso.
Além do Instituto Mamede, a Secretaria Municipal de Turismo de Campo Grande e a Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul atuaram no curso. Apoiaram a iniciativa, o Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), o Instituto Arara Azul e o Sebrae-MS.
Sobre a autora da reportagem: Nascida em Jundiaí (SP), é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e estudante de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul, o que permite integrar seus trabalhos em educação ambiental com a comunicação. Atuou em projetos voltados à conservação do mocho-dos-banhados no município de Americana (SP), da onça-pintada no Contínuo do Paranapiacaba (SP).