Segunda, 13 de Janeiro de 2025
20°C 36°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Muito pacu e piapara no primeiro dia de pesca da temporada.

1º Dia de pesca "foi muito proveitoso" dizem pescadores.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
01/03/2024 às 10h21 Atualizada em 01/03/2024 às 11h05
Muito pacu e piapara no primeiro dia de pesca da temporada.
Rodrigo Pessoa, guia de pesca em Porto Camargo, PR.

A temporada de pesca no Rio Paraná e seus afluentes, do lado paranaense começou dia 29 de fevereiro; e do lado sul mato-grossense começou neste dia 1º de março e em ambos os estados se estende até o dia 31 de outubro.

Para os pescadores que estiveram no rio neste primeiro dia de pesca, “foi muito proveitoso”. Informações daqueles que estiveram nos portos dos municípios de Mundo Novo, e Itaquiraí, MS., e de Guaíra, Icaraíma e Porto Rico, PR., “não tinha muita gente no rio, talvez por ter ocorrido a abertura da pesca no meio da semana, mas deu muito peixe”. A fome dos peixes, aliada a ansiedade de alguns pescadores, tornou “o primeiro dia, bem sucedido”.

Apesar do calor do verão e da estiagem durante um determinado período na região, devido a influência do “EL NINO”; a chuva que caiu sobre a região e chegou a encher bem o rio em algumas partes; contribuiu muito bem para o sucesso da piracema. Havendo normalidade na desova das espécies nativas do rio Paraná e seus afluentes. Além disso, a conscientização de um número razoável de pescadores, quanto a importancia da pesca esportiva; também ajudou para o aumento de peixes nos rios da região.

Na região de Porto Camargo, município de Icaraíma, PR. Segundo o guia de pesca Rodrigo Pessoa, “fisgamos uns dezoito pacus, a maioria pequenos”. "E muita piapara e piauçu”.

Já o guia de pesca, Thiago Sazaki, do município de Mundo Novo, “muito peixe hoje. Só alegria!” Para Sazaki, "se continuar assim, durante a temporada, vai ser muito bom”. Na região de Guaíra e Mundo Novo, também tinha poucos pescadores no rio, em relação aos últimos anos; mas acredita-se que final de semana vai “dá muita gente”.

Em Porco Rico, também houve movimento no primeiro dia de pesca. E um dos turistas que esteve nesse primeiro dia pesca, fisgou uma piapara que mediu 72 cm. “A briga foi boa, muita emoção no primeiro dia de pesca”.

Incrível, mas todos os portos da região receberam um bom número de turistas de toda região. E todos eles foram bem sucedidos neste primeiro dia de pesca.

 Lembrando que, além da pesca, nos portos da região, tem várias alternativas de lazer e entretenimento para os amigos e a família. Que vai desde passeios de barcos, banhos nas praias e contemplação de aves e animais silvestres. Bem como, passeios em trilhas e cachoeiras, visita a locais históricos e lendários. Se você vem pescar, pode trazer a família para aproveitar outras atividades.

Bem vindos a região do caminho das águas (PR) e Vale das Águas (MS). Você vai adorar!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias