Em evento realizado na manhã de quinta-feira, 21/03, nas proximidades da Orla do Balneário Porto Camargo, Pr., local estratégico com bela visão para o Rio Paraná, durante a assinatura de convenio para investimento na conclusão das obras de infraestrutura da orla. Na presença de autoridades civis, politicas, eclesiásticas, militares e um grande público; o governador Carlos Massa Filho, o popular Ratinho Junior, além de anunciar o repasse de R$ 21 milhões para a conclusão da Orla, elogiou o balneário e declarou-o como “Cartão Postal” do noroeste paranaense.
Segundo Ratinho Junior, ele visitou Porto Camargo, ainda adolescente, aos 17 anos e, à época, apesar de muito novo já vislumbrava o potencial turístico da região. “O tempo passou, e graças a Deus, me tornoei governador do Estado”. E como governador, Ratinho Junior, tomou como propósito alavancar o turismo no Estado, especialmente no litoral de água doce; nos municípios em torno do Rio Paraná. E todos os municípios da região estão sendo contemplados com recursos do Estado, principalmente em pavimentação asfáltica, saneamento básico e estrutura visando melhores condições de acesso aos municípios da Costa Oeste e Noroeste do Estado. Tanto que, embora a “Estrada Boiadeira”, sendo uma rodovia federal, um projeto de mais de 50 anos, ainda no papel, o governo do Estado em parceria com a Itaipu Binacional, assumiu a conclusão da obra que se tornou realidade ainda em 2023. Uma rodovia que começa em Campo Morão, Pr., e termina em Porto Camargo; ligando o centro do Estado ao Rio Paraná e consequentemente ao vizinho estado do Mato Grosso do Sul. Uma iniciativa que contribuiu e muito para reduzir distancias entre Porto Camargo e o sul e sudeste brasileiro. Além dos países do Mercosul.
Porto Camargo, recebeu o nome de Presidente Camargo nome dado, no inicio do século XX pelo sertanejo Manoel Mendes de Camargo, quando a provincia do Paraná era presidida pelo, então presidente à época, Afonso Alves de Camargo. Que na época contratou Manoel Mendes de Camrgo para abrir uma picada que ligasse o centroeste do Estado ao Rio Paraná, um trabalho que durou cerca de 6 meses. O objetivo era transportar o gado vivo do antigo Estado do Mato Grosso. E em julho de 1918 foi assinado o contrato autorizando a abertura da estrada, hoje conhecida como a ESTRADA BOIADEIRA.
O local, por muito tempo, era um ponto de parada dos produtores que residiam nas ilhas da região e por negociantes "mascates" que, com embarcações passavam comprando e vendendo produtos chamados de "secos e molahdos" e negociando com os moradores. Com o passar do tempo surgiram os turistas, pescadores e banhistas dos municípios vizinhos que vinham pescar e tomar banho nas prainhas que surgiam no leito do rio.
Com a criação do parque Nacional de Ilha Grande em 1998 e a construção do complexo de pontes, ligando o Estado ao MS., a região mudou quanse que compeltamente; os ilhéus tiveram que desocupar as ilhas, muitos mudaram para as margens dos rios e outros mudaram para as cidades grandes e até outros Estados . E Na adminsitração do prefeito Marcos Alex, Porto Camargo tornou-se polo turistico regional. O que vem acontecendo em Porto Camargo, "é simplesmente inacreditável".
A medida que a região noroeste do estado foi crescendo em população e aumentando o número de visitantes em Porto Camargo, iniciaram-se os investimentos, a começar pela iniciativa privada; e com a vitória de Marcos Alex para a prefeitura de Icaraíma, nos úlitmos 8 anos, o Balneário vem ganhando investimentos do munícipio e do Estado; e conquistando a simpatia de turistas do mundo inteiro.
Em Porto Camargo, os visitantes podem contemplar as belezas naturais, as praias no leito do Rio; e tem ainda, opções de pesca esportiva, passeios de embarcações motorizadas e canoagem; inclusive, Porto camargo faz parte da Rota dos Pioneiros, maior trilha aquática do Brasil.
O prefeito Marcos Alex que vem trabalhando incansavelmente para alavancar o turismo em Porto Camargo, embora sendo muito elogiado pelas autoridades que acompanhavam o governador, agradeceu ao Governo Estadual e toda sua equipe, que o orientou e o ajudou na elaboração dos projetos que culminou com o montante de quase 40 milhões para alavancar o turismo no local. Para conhecimento dos visitantes e a população em geral, segundo dados da prefeitura de Icaraíma, no inicio do primeiro mandato do prefeito marcos Alex, Porto Camargo, tinha 70 ruas e somente duas delas tinham pavimentação asfaltica.
O prefeito agradeceu também a sua equipe de governo, “os vereadores, e o vice-prefeito Devair”. Mas segundo ele “O mais importante foi que quando conversei com o governador Ratinho, na hora ele disse: “Prefeito em te lanço o desafio:, Faça o projeto e nós vamos fazer de Porto Camargo, O CARTÃO POSTAL do Noroeste do Paraná.
Marcos Alex, salientou que existe uma equipe do governador empenhada em locar recursos para investimento nas localidades de água doce; "sempre numa visão muito clara, que o turismo traz muita renda para a região, melhora a economia; e o governador colocou muito recurso em todas as áreas”. "Me sinto muito horando que tudo aconteceu em nossa gestão”.
VISITE PORTO CAMARGO, O CARTÃO POSTAL DO NOROESTE DO PARANÁ