Os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul anunciaram acordo (parceria) para a construção de uma nova ponte, que deve ligar o Mato Grosso do Sul ao Paraná. Apesar do objetivo da ponte ser reduzir a distância entre o MS e o Porto de Paranaguá, vai fortalecer o turismo no litoral de água doce do noroeste paranaense.
Turistas dos municípios do nordeste sul mato-grossense que todos finais de ano, aproveitam a temporada de verão e lotam as praias do noroeste paranaense. Os locais preferidos pelos turistas sul mato-grossenses, são: Porto Rico, Porto Camargo e Porto São José. Onde tem as melhores praias de água doce do sul do Brasil.
Atualmente as rodovias usadas comumente pelos turistas são as BR-267 que liga o MS ao Estado de São Paulo, via Presidente Epitácio; e a BR-487 que liga o MS ao Paraná, via Porto Camargo, PR. A ponte, que terá 2 km quilômetros de extensão, além de contribuir para reduzir as distâncias e fortalecer o turismo dos municípios paranaenses, o trajeto entre cidades da região é bem conservada, o que deve contribuir para redução de acidentes e problemas nos veículos.
Em reunião com representantes dos dois estados, na sexta-feira, 21 de junho o governador do MS, onde discutiram detalhes da construção, foi anunciado pelo governador Eduardo Riedel, que a Itaipu Binacional contratou Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para definir o melhor trajeto. Ainda, segundo o governo do MS, está prevista a conclusão do estudo de viabilidade do projeto para o próximo mês de agosto.
Eduardo Riedel, adiantou que "esta obra é estratégica para Mato Grosso do Sul, do nosso lado vamos fazer nossa parte, não vejo mais como retornar. Vamos ser parceiros e trabalhar junto com o Paraná. É esforço de todos. Agora é o momento de esperar o estudo ficar pronto para saber qual é o melhor traçado. Depois junto com o Paraná vamos buscar recursos para construção da ponte".
De acordo com Hélio Peluffo, secretário estadual de Infraestrutura e Logística, “todo projeto começa pela obra de pavimentação da PR-577 no Paraná, que vai se encontrar com a MS-473”. "Do nosso lado vamos esperar a definição do estudo para saber o melhor traçado, em relação ao fator econômico, técnico e com menor impacto ambiental. Entre as opções de trajeto, estão Nova Andradina, Taquarussu e Bataiporã.
“Projeto de mão dupla com o Paraná. Depois os dois estados vão buscar recursos junto a Itaipu para construir a ponte". Concluiu Hélio Peluffo.
De acordo com Márcio Nunes, secretário do Turismo do Paraná, o governado do Paraná tem grande interesse no projeto e viabilizar recursos para que o projeto seja executado o mais possível. “Temos interesse em fortalecer o turismo na região noroeste, por isso, no que depender do governo do Paraná, vamos fazer a nossa parte”