Trata-se do Global Big Day, (O grande dia). Uma atividade realizada duas vezes por ano (maio e outubro) em alguns municípios do Mato Grosso do Sul.
Dia 12 de outubro foi o GRANDE DIA, que começou às 00:00min., e terminou aproximadamente às 20h00min. Uma grande ação organizada pela ConellLab, que com admiradores de pássaros do mundo todo, em parceria com o movimento migratório das aves foram ver aves em vida livre e registrar a maior quantidade em um só dia.
Uma atividade que pode ser realizada em áreas naturais, parques e até mesmo nos quintais de casa. O importante é a participação de quem ama contemplar as aves. Objetivo do Big Day é ver a movimentação das aves que migram de outros continentes que estão migrando para o Brasil.
Nesse grande dia, a região do Vale das Águas, um dos principais pontos de acesso no Mato Grosso do Sul, principalmente no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI); que inclusive participou com a equipe Tricolino em homenagem a uma das aves mais emblemáticas do PEVRI.
A equipe formada por 5 observadores de aves, começou a registrar às 00h00min., e encerrou aproximadamente às 20h00min. Somente essa equipe conseguiu registrar 182 espécies; tendo mapeado mais de 70 quilômetros por terra e água dos 70 mil hectares do Parque Estadual de Várzeas do Rio Ivinhema.
Segundo José Lucas Romero, “apesar do foco ser as aves, a primeira emoção dos observadores foi o encontro com uma onça-pintada, momento que marcou a equipe pelo show à parte que o felino deu, sem se importar com os observadores”.
A equipe do PEVRI garantiu o 4º lugar no “hotspot”, um resultado que vem se repetindo anualmente, reforçando de que definitivamente o Parque Estadual de Várzeas do Rio Ivinhema é um dos principais locais para visualização de aves no Brasil.
Ao final, o gestor do Parque, Reginaldo Oliveira comunicou que todos os registros dos participantes do Vale das Águas foram 219 espécies. Enquanto que o Mato Grosso do Sul, registrou um total de 374 espécies, garantindo ao Brasil, o 11º lugar no ranking mundial. Cerca de 58% das aves registradas ocorreram na região do Vale das Águas.
Fotos: Equipe Tricolino/José Lucas Romero
Conheça o Vale das Águas e se encante com essa região rica em belezas naturais.