O Marruá foi desenvolvido a partir do jipe militar EE-12 da Engesa. É um veículo utilitário 4x4, a Agrale adquiriu os direitos de projeto do EE-12 no início dos anos 2000, e foi lançado em 2004 e homologado pelo Exército Brasileiro no ano seguinte. A fábrica é em Caxias do Sul, RS.
O nome atribuído ao Marruá, vem do termo brasileiro para se referir a um boi ou touro com temperamento feroz e selvagem.
No início, ele foi usado para buscas e resgates em áreas de reflorestamento, mineração, combate a incêndios e segurança pública.
Um veículo robusto, confiável e seguro, com capacidade de transportar cargas e pessoas em qualquer terreno.
O marruá começou a ser muito usado nas áreas de turismo sustentável e conquistou o mundo.
A HISTÓRIA
A Agrale começou em dezembro de 1962, denominada de Agrisa (Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A.). Em outubro de 1965, o Grupo Francisco Stedile adquiriu o controle acionário da Agrisa, transferindo-a para Caxias do Sul (RS) e alterando sua denominação para Agrale S.A Tratores e Motores. Em 1968 veio o lançamento do micro trator de quatro rodas Agrale 415, primeiro trator fabricado no Rio Grande do Sul.
De lá para cá, a empresa ampliou a estrutura, a capacidade produtiva e explorou outros nichos, como caminhões, ônibus, motocicletas e ciclomotores. Mas foi em 2004 o lançamento do Agrale Marruá 4×4 destinados para uso das Forças Armadas e de Segurança Pública, bem como na área civil e em serviços pesados. Entre eles, mineração, reflorestamento, manutenção de redes, etc.
Em 2012, com apresentação na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, a Agrale mostrou o Marruá Elétrico. O projeto, em síntese, teve desenvolvimento em conjunto com a Itaipu Binacional e a Stola do Brasil.
No ano de 2015, a fabricante apresentou a nova geração do Agrale Marruá. Nele, de acordo com o site da Agrale, saiu com o motor Cummins F 3.8 com quatro cilindros em linha e potência de 170 cv a 2.600 rpm. Com torque de 61,2 mkgf entre 1.200 e 1.900 rpm, chega a 145 km/h de velocidade máxima na versão automática e 134 km/h no modelo manual.
Empresas norte americanas e caribenhas encontraram no veículo Marruá o aliado que precisam para usar nas regiões turísticas, principalmente em áreas de ecoturismo sustentável.
O Marruá conquistou o mercado internacional principalmente nos países do Caribe. O veículo não é mais o veículo militar, é o veiculo para transporte de turistas.