Sexta, 25 de Abril de 2025
19°C 24°C
Icaraíma, PR
Publicidade

O Agrale Marruá é brasileiro e está conquistando o mundo turístico.

O nome atribuído ao Marruá, vem do termo brasileiro para se referir a um boi ou touro com temperamento feroz e selvagem.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
26/01/2025 às 22h44
O Agrale Marruá é brasileiro e está conquistando o mundo turístico.
MARRUA 4 X 4 MOTOR CUMMINS f 3.8 4 CILINDROS

O Marruá foi desenvolvido a partir do jipe militar EE-12 da Engesa. É um veículo utilitário 4x4, a Agrale adquiriu os direitos de projeto do EE-12 no início dos anos 2000, e foi lançado em 2004 e homologado pelo Exército Brasileiro no ano seguinte. A fábrica é em Caxias do Sul, RS.

O nome atribuído ao Marruá, vem do termo brasileiro para se referir a um boi ou touro com temperamento feroz e selvagem.

No início, ele foi usado para buscas e resgates em áreas de reflorestamento, mineração, combate a incêndios e segurança pública.

Um veículo robusto, confiável e seguro, com capacidade de transportar cargas e pessoas em qualquer terreno.

O marruá começou a ser muito usado nas áreas de turismo sustentável e conquistou o mundo.

A HISTÓRIA

A Agrale começou em dezembro de 1962, denominada de Agrisa (Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A.). Em outubro de 1965, o Grupo Francisco Stedile adquiriu o controle acionário da Agrisa, transferindo-a para Caxias do Sul (RS) e alterando sua denominação para Agrale S.A Tratores e Motores. Em 1968 veio o lançamento do micro trator de quatro rodas Agrale 415, primeiro trator fabricado no Rio Grande do Sul.

De lá para cá, a empresa ampliou a estrutura, a capacidade produtiva e explorou outros nichos, como caminhões, ônibus, motocicletas e ciclomotores. Mas foi em 2004 o lançamento do Agrale Marruá 4×4 destinados para uso das Forças Armadas e de Segurança Pública, bem como na área civil e em serviços pesados. Entre eles, mineração, reflorestamento, manutenção de redes, etc.

Em 2012, com apresentação na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, a Agrale mostrou o Marruá Elétrico. O projeto, em síntese, teve desenvolvimento em conjunto com a Itaipu Binacional e a Stola do Brasil.

No ano de 2015, a fabricante apresentou a nova geração do Agrale Marruá. Nele, de acordo com o site da Agrale, saiu com o motor Cummins F 3.8 com quatro cilindros em linha e potência de 170 cv a 2.600 rpm. Com torque de 61,2 mkgf entre 1.200 e 1.900 rpm, chega a 145 km/h de velocidade máxima na versão automática e 134 km/h no modelo manual.

Empresas norte americanas e caribenhas encontraram no veículo Marruá o aliado que precisam para usar nas regiões turísticas, principalmente em áreas de ecoturismo sustentável.

O Marruá conquistou o mercado internacional principalmente nos países do Caribe. O veículo não é mais o veículo militar, é o veiculo para transporte de turistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Terminou o prazo de inscrições para o Ganhando o Mundo 2026 nesta quinta-feira 24/04 - Foto: Lucas Fermini SEED/PR
GANHANDO O MUNDO Há 16 horas

Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 se encerraram nesta quinta-feira, 24 abril

A próxima edição do programa vai levar 2 mil alunos da rede estadual para um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

A regularização de imóveis rurais é necessária e urgente
REGULARIZAÇÃO Há 2 semanas

Imóveis na zona rural: não basta ser dono; é preciso estar regularizado

A regularização fundiária, quando feita com planejamento e orientação qualificada, deixa de ser um desafio e passa a ser uma solução.

Joelma em Curitiba dia 27/07 com o show “Isso é Calypso Tour”, Foto: Assessoria de Imprensa Joelma
ISSO É CALIPSO TOUR Há 2 semanas

Joelma anuncia show imperdível em Curitiba: “Isso é Calypso Tour“

Após anos de espera, a Rainha do Calypso retorna à cidade com um espetáculo repleto de hits, performances eletrizantes e novidades exclusivas

ORIENTAÇÃO Há 2 semanas

Estado divulga orientações para implantação de rampas náuticas e estruturas flutuantes

Estruturas são importantes para promoção do turismo náutico na região de água doce....

Fiscalização e apreensão de equipamentos proibidos Foto: IAT/PR.
PESCA PREDATÓRIA Há 2 semanas

Instituto de Água e Terra estabelece critérios mais rígidos para pesca em rios do Paraná

Entre as mudanças estabelecidas pela Portaria IAT nº 177/2025, estão a proibição da pesca em 13 trechos de corredeiras dos rios Ivaí, Piquiri e Iguaçu, a proibição do uso de equipamentos de tração motorizada e o estabelecimento de uma cota máxima de captura cinco quilos de peixe para pescadores amadores e profissionais. Novo regramento passa a vigorar nesta quarta-feira (09).

Lenium - Criar site de notícias