Fonte: Portal da Cidade/Foz
A Marinha do Brasil apreendeu 19 embarcações irregulares no Rio Paraná durante a Operação Navegue Seguro. Além disso, foram notificadas 132 em um âmbito de 1900 fiscalizadas. A operação foi desencadeada no dia 15 de dezembro de 2024 e segue até o dia 06 de março deste ano.
As irregularidades mais comuns verificadas no período falta de inscrição da embarcação, falta de material de salvatagem, lotação excedida e documentos vencidos. A Operação Navegue Seguro prosseguirá até o dia 06 de março de 2025.
As informações foram divulgadas pela Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) neste sábado (08) durante balanço parcial da operação, que anteriormente era denominada Operação Verão.
A abordagem realiza inspeção naval da embarcação por uma equipe da Marinha do Brasil, com o objetivo de fiscalizar seu estado de conservação, dotação de itens de segurança e documentação, tanto do barco quanto do condutor.
Também é verificado o uso de colete salva-vidas, obrigatório na Área de Jurisdição desta Capitania e sua Delegacia subordinada, que abrange 310 municípios.
O objetivo da operação é conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a necessidade de se respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades fluviais.
A presença de militares oriundos da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) nos rios e lagos do oeste paranaense (especialmente no lago de Itaipu, rios Paraná e Iguaçu), com o apoio de militares da Marinha do Brasil (MB) destacados de outras organizações militares do país, é intensificada durante todo o verão.
Fotos; Lúcio Freire dos Santos