Uma indicação “ousada” de autoria do nobre vereador Djalma Gonçalves de Oliveira e uma antiga reivindicação da própria comunidade.
Trata-ase da indicação 01/2025, de 7 de fevereiro, em que o vereador Djalma Gonçalves de Oliveira, o popular Belezera solicitou e depois de aprovada a indicação, “seja encaminhada para o executivo municipal, a fim de viabilizar, junto aos órgãos competentes, estudos para a construção de uma “prainha artificial” às margens do Rio Paraná, em frente o referido Balneá
A indicação foi aprovada por todos os parlamentares e será encaminhada para o executivo municipal, o prefeito Elizeu Canaã.
O vereador Djalma justificou que, “o projeto se faz necessário, pois embora, o balneário seja um local atraente e com potencial turístico; os moradores do município deslocam-se para outras cidades em busca de lazer e entretenimento, sendo que, no local tem espaço e condições para uma “prainha artificial”.
“Com certeza, além de estimular o turismo local, a construção da prainha com infraestrutura adequada, vai proporcionar aos cidadãos do município, lugar de descanso e convivência comunitária. Naturalmente que o lugar será benéfico para a saúde e bem estar da comunidade local. Concluiu Belezera.
A construção de uma “praia” no Balneário Porto Figueira é uma reivindicação antiga da comunidade local. Contudo, por fazer parte do Parque nacional de Ilha Grande, e naturalmente ser uma área de proteção integral, há normas e regras que precisam ser colocadas em pauta, para discorrer sobre a viabilidade ou não. A autorização para a construção é dada pelo Instituto de Águas e Terras do Paraná, com anuencia do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, órgão responsável pelo Parque Nacional de Ilha Grande, do qual o município de Alto Paraíso, faz parte. Inclusive, uma época, foi cogitado e discutido com o ICMBio, a possibilidade de colocar areia na ilha Marçal, local que na vazante do Rio Paraná, surge uma praia. Mas a ideia, descartada temporariamente durante a visita do Secretário de Estado do Turismo, Deputado Márcio Nunes.