Quinta, 20 de Março de 2025
20°C 35°C
Icaraíma, PR
Publicidade

O Carnaval e abertura da pesca impulsionam o turismo e aquecem a economia de Porto Camargo

Uma das maiores festas populares do país, o Carnaval é conhecido por movimentar economias locais, gerar empregos, renda e aquecer o turismo. Esse ano de 2025, a presença de público em todos os locais turísticos bateu recordes.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
04/03/2025 às 19h41 Atualizada em 04/03/2025 às 21h47
O Carnaval e abertura da pesca impulsionam o turismo e aquecem a economia de Porto Camargo
Vista Panoramica de Porto Camargo/ Foto: Alex Cardoso

Uma das maiores festas populares do país, o Carnaval é conhecido por movimentar economias locais, gerar empregos, renda e aquecer o turismo. Esse ano de 2025, a presença de público em todos os locais turísticos bateu recordes.

No Balneário Porto Camargo, distrito de Icaraíma/PR., local com a população estimada em aproximadamente mil moradores, o público visitante ultrapassou 10 mil pessoas, no feriadão. Todos os segmentos do comércio local faturaram bem nesses primeiros dias do mês de março. Donos de Hotel, pousadas, restaurantes, vendedores de iscas, vendedores ambulantes e donos embarcações, bem como, da associação de barcos que fazem o transporte para a Praia do Meião estão vibrando com os resultados.

Os mercados, restaurantes e hotéis da cidade de Icaraíma, também lucraram com a circulação de turistas na cidade e no distrito de Porto Camargo durante no feriado de Carnaval. Pela primeira vez na história a BR-487 entre Porto Camargo e Icaraíma teve trânsito lendo, com fila de veículos na segunda-feira à noite.

O sol forte, o calor de quase 40º e rio Paraná relativamente baixo, a Praia do Meião extensa, somente no domingo, segundo a equipe do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Umuarama, “havia quase 4 mil pessoas na praia”.

“Realmente o Carnaval em Porto Camargo e região movimentou a economia local”, afirmou Cláudio Col, empresário e vereador representante de Porto Camargo.

O movimento em Porto Camargo se deu, não pela presença de foliões, mas pelo grande número de banhistas e pescadores.

Com a expectativa de maior circulação de turistas e moradores, setores como alimentação, hospedagem e comércio ambulante se prepararam para atender a demanda, e acertaram. Um final de semana muito bom para todos, inclusive para os prestadores de serviços gerais.

O empresário conhecido como “Nonô véio do Rio” que montou sua conveniência e venda de iscas e utensílios de pesca. Se surpreendeu com a venda no primeiro dia da temporada de pesca 2025. “Superou a expectativa”.

 “O Carnaval é um período estratégico para os pequenos negócios, especialmente nos locais turísticas como Porto Camargo. Aqui não é a folia que amplia o fluxo de visitantes e aquece o comércio e gera oportunidades de faturamento em diversos segmentos; é a praia, que esse ano coincidiu com a abertura da temporada de pesca.

https://www.facebook.com/share/v/14w8Jukni7/

A prefeitura municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, no período que antecedeu o feriado, trabalhou muito para deixar o Balneário lindo e aconchegante, tudo limpo e organizado, valeu o esforço da equipe. Já a Secretaria de Saúde do município disponibilizou dois médicos e uma boa equipe na Unidade de Atendimento à Saúde do município, além de duas ambulâncias de plantão somente para atender o Balneário Porto Camargo.

Segundo José Roberto, secretário de turismo do município: “Estamos trabalhando para fortalecer o distrito como um polo turístico, e o Carnaval é uma das datas que mais atrai visitantes, beneficiando toda a cadeia produtiva”.

Fotos: Alex Cardoso/Restaurante Poro do Sol

Porto Camargo é um lugar riquíssimo em belezas naturais e atrativos turísticos, independente de eventos promovidos pela administração municipal ou estadual, por si só, o lugar tem potencial para atrair grande público de todo Brasil e países vizinhos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias