O interesse pelo céu noturno está crescendo. Segundo publicação da bbc/português, a plataforma Booking.com indicou recentemente o noctourism (turismo noturno) como uma das principais tendências de viagem para 2025 — sua pesquisa com mais de 27 mil viajantes mostrou que cerca de dois terços consideraram ir para "destinos com o céu mais escuro" para experimentar, por exemplo, o chamado starbathing (deitar e contemplar as estrelas) e testemunhar eventos cósmicos únicos.
"O legal das aventuras noturnas é que você vê tantos lados diferentes de um destino, simplesmente ficando acordado até tarde ou acordando cedo", diz Stephanie Vermillon, autora do livro 100 Nights Of A Lifetime: The World's Ultimate Adventures After Dark ("100 noites de uma vida: as melhores aventuras do mundo depois do anoitecer", em tradução livre).
"Nossos sentidos estão aguçados, e há coisas que você vê à noite que não vê em nenhum outro momento, então tudo parece emocionante e novo."
Para BBC, Vermillon disse que foi uma viagem ao Marrocos em 2010 que despertou o seu interesse por todas as coisas noturnas. "Eu cresci em Dayton, em Ohio, onde a poluição luminosa é terrível".
"Então fui para o deserto do Saara e acampei sob as estrelas — vi a Via Láctea e duas dúzias de estrelas cadentes naquela noite. Voltei para casa, fiz um curso de astronomia e, mais tarde, comecei a caçar aurora boreal, o que me deixou curiosa sobre o que mais acontece no mundo depois do anoitecer."
Vermillon acredita que eventos importantes, como o eclipse solar total de abril de 2024 ou o pico de atividade da aurora entre 2024 e 2025, levaram a um "aumento" no número de pessoas que querem experimentar o céu noturno.
"A melhor coisa sobre o céu noturno é a perspectiva que ele oferece de humildade e fundamento", diz ela. "Você pode sentir pura admiração."
O céu estrelado e a aurora boreal podem ser as principais atrações, mas há muito mais para fazer depois do anoitecer nas cidades ou na natureza. "Você vê uma cidade de forma muito diferente à noite", afirma Vermillon.
Baseado na experiência de Stephanie Vermillon quero convidá-los a aproveitar a temporada de verão na região do litoral de água doce do rio Paraná para admirar o quanto é belo e exuberante a natureza nessa região.
O pôr ou nascer do sol, por aqui é muito lindo. Em qualquer lugar aonde você o admira parece uma imagem única, Mas onde você estiver, em Guaíra, PR., Porto Morumbi, Eldorado, MS., Praia da Amizade, Itaquiraí, MS., Porto Camargo, PR., Icaraíma, PR., até a cidade de Porto Epitácio onde conhecemos, é simplesmente fantástico o nascer ou pôr do sol.
Na temporada de verão por aqui, exibições coloridas se espalham pelos céus por dezenas de noites, desde que não haja cobertura de nuvens. Quem passeia, viaja ou pesca, tem o privilégio de admirar.
Já vi pessoas que se dizem ateus, de repente se rendendo ao salmo 19; “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.
Não somente o nascer e o pôr do sol são dignos de nossa admiração, as noites escuras, mas estreladas, impossíveis de serem contadas. Ou aquelas noites de escuridão, mas a lua cheia, sobre as águas, sobre a floresta, é incrível. As vezes somos levados ás lágrimas de tanta beleza.
Algo que nos assusta algumas vezes, mas quando observamos detalhes de fortes tempestade, nós admiramos e vale a pena uma boa foto ou um vídeo. Como as águas tumultuas, como arrepiam com a força do vento, como embalam os objetos e as árvores e emociona dos pássaros. Inclusive algumas aves aproveitam a força do vento para bailar e quem flagra esses momentos, deslumbra tudo isso, registrando com um celular ou câmara. E em outro momento quando ver, diz: “como consegui isso?”
Do outro lado, existem pessoas que viajam pelo mundo, passando dias e noites observando o movimento da natureza em diferentes áreas e regiões. Essas pessoas criam imagens maravilhosas por meio de fotos com longa exposição.
Para testemunhar ou capturar as imagens reveladas pela natureza, geralmente é preciso se agasalhar, e esperar por horas em uma encosta, a margem dos rios ou a lugar longe de cidades e vilas.
Em nossa região, você aproveitar as águas cristalinas do Rio Paraná e nesse ambiente tranquilo, talvez numa das praias, sentindo o frescor da brisa diurna ou noturna; e ao mesmo tempo, com um celular ou câmara nas mãos, a pessoa relaxando e conseguindo lindas imagens, tanto nas águas, quando surgem os pequenos peixes; ou na aproximação das aves e animais silvestres.
Em especial, existem locais para o turista admirar e deslumbrar com as belezas naturais da região. No município de Querência do Norte, Paraná, tem pelo menos um porto, com uma região onde o turista pode visitar, locais lindos, as ilhas, as praias e onde tem pessoas que o ajudem a conhecer melhor a região.
Outra região linda e admirável, a praia de Amizade, no município de Itaquirai/MS, um lugar aconchegante, que visibilidade de várias espécies de aves e animais silvestres. Uma cachoeira, uma caverna, uma trilha e um local fantástico par admirar durante o dia ou a noite.
No município de Eldorado, no Porto Morumbi, propriamente na Reserva Particular de Patrimônio Nacional (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, inserimos nesse cenário, um local que valoriza a educação ambiental e o incremento do ecoturismo regional, como parte de sua Visão, Missão e Valores. Vale a pena conhecer e passar momentos agradáveis nesse lugar.
Ainda recomendamos, você leitor, admirador da natureza, visitar o local maravilhoso, que você terá prazer retornar e trazer familiares e amigos que amam as belezas naturais da região. A popular “Ilha São Francisco” ou “Ilha do Frei Pacífico”. Parte do Parque Nacional de Ilha Grande, onde o turista viaja de barco até o local pelo Rio Paraná, conhece a lagoa Saraiva e no local, caminha pela trilha e ainda pode abraçar a maior figueira que tem cerca de 500 anos.
Venha praticar o turismo noturno no litoral de água doce em torno do Rio Paraná, você vai adorar essa região.