Sábado, 21 de Junho de 2025
16°C 20°C
Icaraíma, PR
Publicidade

“18 Territórios, Um Só Destino: A Revolução Silenciosa do Turismo Paranaense“

Com crescimento constante e acima das médias nacionais, o estado revela não apenas a força de seus destinos consagrados, mas também o potencial de novas regiões turísticas que começam a ganhar destaque.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
27/05/2025 às 19h45 Atualizada em 27/05/2025 às 19h58
“18 Territórios, Um Só Destino: A Revolução Silenciosa do Turismo Paranaense“
A valorização do turismo paranaense passa também pela expansão territorial planejada. Foto: SETU PR

Fonte: SETU/PR.

O Paraná encerrou o ano de 2024 com números expressivos no setor turístico, confirmando sua posição como um dos principais destinos do Brasil e abrindo caminho para uma nova fase de expansão territorial. Com crescimento constante e acima das médias nacionais, o estado revela não apenas a força de seus destinos consagrados, mas também o potencial de novas regiões turísticas que começam a ganhar destaque.

De acordo com o Boletim de Dados Turísticos divulgado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), o estado registrou crescimento significativo nas visitações em 2024, como demonstra a tabela a seguir:

Evolução da Visitação em Atrativos Turísticos do Paraná (2023-2024)

Atrativo Turístico

Visitantes 2023

Visitantes 2024

Variação (%)

Parque Nacional do Iguaçu

1.872.915

1.893.116

+1,1%

Trem Curitiba–Morretes

250.679

396.576

+58,2%

Museu Oscar Niemeyer

503.000

712.195

+41,6%

Parque Vila Velha (maio)

2.396 (2019)

5.424 (2023)

+126%

Unidades de Conservação

506.701

518.293

+2,3%

Fonte: Secretaria do Turismo do Paraná - Boletim de Dados Turísticos 2024

Esses números demonstram a força e o potencial dos atrativos turísticos paranaenses, consolidando o estado como um dos principais destinos do Brasil.

O setor turístico paranaense apresentou desempenho excepcional em 2024. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o turismo do Paraná registrou aumento de 13,6% em suas atividades, resultado acima da média nacional. Em fevereiro de 2025, o Paraná foi o estado que teve o maior crescimento do Brasil nas atividades turísticas, com alta de 6,5% em comparação ao mês anterior mais que o dobro da média brasileira de 2,9%.

O alcance dos resultados e o avanço territorial do turismo no Estado só são possíveis graças à atuação integrada das equipes da Secretaria e dos parceiros institucionais. Para Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, "cada avanço é fruto do envolvimento direto das equipes em campo e do compromisso em estruturar um turismo mais sustentável para todos os territórios." Já Sandra Negrini, diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística, destaca: "Promover, inovar e integrar experiências são princípios fundamentais para consolidar o Paraná como referência entre os destinos brasileiros." O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, reforça: "A força do Paraná está na capacidade de unir talentos e diferentes olhares para garantir que nossos atrativos ganhem visibilidade no Brasil e no exterior."

A valorização do turismo paranaense passa também pela expansão territorial planejada. A Secretaria do Turismo lançou a estratégia dos 18 Territórios Um Só Destino - Parana evidenciando as vocações locais dos 399 municípios e incentivando acesso ao turismo sustentável, à formação de mão de obra e à promoção dos destinos. Atualmente, são 161 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento do setor.

Nesse contexto, o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, destaca a importância do sentimento de pertencimento para o sucesso da territorialização:

"Acreditamos que o sentimento de pertencimento é uma das forças mais transformadoras do turismo. Quando a população sente orgulho do seu território, ela se envolve, cuida, participa e se torna protagonista no desenvolvimento local. O grande diferencial do nosso programa de territorialização está justamente em mostrar que cada cidadão paranaense é embaixador do destino onde vive. O Paraná conquista, assim, não só novos turistas, mas um novo olhar de sua própria gente para suas riquezas, tradições e atrativos."

Com esse movimento a territorialização do turismo prevê intensa atuação em campo para articular comunidades, gestores públicos e privados e os moradores dos territórios turísticos. O coordenador de campo do programa, Ailton Lima, que está percorrendo os municípios paranaenses, explica:

"A territorialização é uma ferramenta estratégica para valorizar as vocações turísticas de cada região, estimulando o pertencimento e transformando necessidades em projetos que atraem turistas, investimentos e promovem o desenvolvimento sustentável em todo o Paraná."

Parte fundamental dessa expansão está no fortalecimento dos eixos de turismo sustentável, como exemplifica a Rota Turística Caminhos do Peabiru. Oficializada como Patrimônio Cultural Imaterial Paranaense pela Lei Estadual nº 21.046 e instituída como programa estadual pelo Decreto 8.025 de 2024, essa rota milenar atravessa mais de 3 mil quilômetros, conectando o Paraná de leste a oeste.

O programa já conta com adesão formal de 92 municípios, com oficinas de capacitação, consulta pública junto à comunidade local e pesquisas interdisciplinares, respeitando o objetivo de valorizar as comunidades, a história e os corredores ecológicos. "Trata-se de uma rota importantíssima para o Estado, pois conta uma história, mostrando também nossa cultura e alavancando o turismo. A adesão dos municípios surpreendeu a todos, pois foi acima da expectativa", explica Paranhos.

Outros segmentos turísticos prioritários também seguem impulsionando o setor como ecoturismo, turismo cultural e gastronômico, e experiências regionais, aliados ao fortalecimento da infraestrutura, capacitação de mão de obra e promoção em âmbito nacional e internacional.

Apesar dos desafios, como logística, profissionalização e sustentabilidade, a gestão enxerga oportunidade na diversificação regional e na coesão entre estado, municípios e sociedade civil. Dessa maneira, o Paraná não só amplia suas rotas e experiências, como também promove o desenvolvimento social e econômico pautado em pertencimento, história e inovação.

Fotos: SETU/PR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Solenidade realizada no Recanto Cataratas Resort & Convention
FIT Cataratas Há 2 semanas

Homenagens e acordos marcam abertura do 20º FITCataratas

Solenidade realizada no Recanto Cataratas Resort & Convention

Foz do Iguaçu, receberá nesta semana um dos maiores e mais importantes eventos turísticos do Brasil Foto: Divulgação FIT Cataratas
FESTIVAL DE TURISMO Há 3 semanas

20º Festival de Turismo Cataratas deve receber 10,2 mil visitantes e empresários

Segundo os organizadores, 45 caravanas de agentes de viagens, do Brasil e Exterior, devem marcar presença no evento, que promove palestras, rodadas de negócios, visitas técnicas, networking e outros. A programação acontece no Rafain Palace Hotel & Convention, espaço com mais de 7 mil metros quadrados.

Geada em Jardim Botânico-Curitiba/PR. Foto: Portal Inverno
Turismo no Inverno Há 3 semanas

Governo e empresários se unem para fortalecer turismo de inverno no Paraná

Assunto foi tema de seminário, em Curitiba. Frio, gastronomia, belezas naturais e estruturas são diferenciais competitivos do Estado, dando visibilidade aos potenciais locais e incentivando o fluxo de visitantes na estação mais charmosa do ano.

Curitiba-Morretes (através da Serra Verde Express) Foto: Serra Verde Express
Oscar do Turismo Há 1 mês

Oscar do Turismo: Paraná tem atrativos e hotéis concorrendo no World Travel Awards

O Paraná concorre em diferentes categorias, com o trem turístico que liga Curitiba a Morretes disputando como “Melhor trem de luxo da América do Sul”; as Cataratas do Iguaçu como “Melhor atrativo da América do Sul”; além de hotéis estaduais, que concorrem por suas qualidades de meios de hospedagem

Douradina no Mapa do Turismo Nacional, Foto: Célio Isaías
MAPA DO TURISMO Há 1 mês

Douradina, PR., passou a compor o Mapa do Turismo Brasileiro, Dos 399 municípios, 161 estão no MAPA.

Hoje são 161 municípios paranaenses certificados, o que comprova o crescimento do turismo estadual. Para entrar no Mapa do Turismo, os municípios precisam atender critérios estabelecidos em âmbitos nacional e estadual. Um deles é possuir órgão responsável pelo setor turístico e um orçamento definido para investimentos.

Lenium - Criar site de notícias