A ação do programa “Bons Olhos Paraná”, prever avaliação oftalmológica, exames e fornecimento de óculos e quando necessário, encaminhamento para atendimento especializado. O Objetivo é realizar mais de 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipais de ensino, de 93 municípios paranaenses.
O projeto é realizado pela Ong Renovatio em parceria com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, governo do Estado e prefeituras municipais.
Entre as prefeituras do noroeste paranaense, Icaraíma foi contemplada com o projeto, iniciado na terça-feira, (27) pela manhã e à tarde no Colégio Desembargador Antônio Ferreira F. da Costa; e terminado na quarta-feira (28)com atendimento na Escola Municipal Thais Emerin, ambas receberam alunos das escolas de Porto Camargo e Vila Rica do Ivaí.
Nessa primeira fase do atendimento, os estudantes passaram por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentaram problemas na visão serão atendidos por profissionais especializados.
Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.
Segundo a vice prefeita, Ocinéia Martins de Ângelo: “Nessa primeira etapa foram realizadas avaliações, na segunda etapa, as crianças e adolescentes que precisam, vão passar por um especialista quando terão a oportunidade de escolher o modelo e armação de seus óculos. “Uma ação totalmente gratuita”.
O prefeito Devair Fabris, que, juntamente com a vice-prefeita Ocinéia de Martins de Ângelo, acompanharam o trabalho dos médicos e atendentes, disse: “a realização desse projeto é um privilégio para Icaraíma! São 399 municípios no Estado e somente 93 municípios foram contemplados com esse projeto, é uma honra para o nosso município; gostaria que as pessoas pudessem aproveitar o máximo”. Ainda segundo o gestor municipal, “uma pena que a chuva e frio atrapalharam, ainda bem que muitas crianças e adolescentes compareceram”.
Nesta quinta-feira, 29 a equipe segue para outro município da região noroeste paranaense