Sábado, 21 de Junho de 2025
16°C 20°C
Icaraíma, PR
Publicidade

No frio, é possível fazer turismo na região noroeste do Paraná com Motorhome.

O fogo aquece e divertir a galera....

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
29/05/2025 às 22h38 Atualizada em 29/05/2025 às 23h00
No frio, é possível fazer turismo na região noroeste do Paraná com Motorhome.
Quem vive sobre rodas se diverte com o frio

Quando se fala sobre viagens com motorhome no frio ou inverno, normalmente se imagina roteiros que inclui de lugares frio, como: Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá... No entanto, na região Noroeste do Paraná, onde a Caravana “Caminhos do Paraná” com 23 motorhome viajam pela região da Costa Rica, desbravando um novo roteiro, eis que a previsão meteorológica é de frio, fora do normal para a região, pois se trata do litoral de água de água, que separa o Paraná do Mato Grosso do Sul. A grande vantagem é que os caravanistas estão preparados para enfrentar qualquer temperatura.

Durante a estada em Porto Rico, sexta cidade de parada da caravana, o grupo teve que enfrentar o frio de 11º na noite de quarta-feira, (28). Mas a experiência e determinação, fez que alguém do grupo iniciasse o fogo para aquecer e divertir a galera; e assim, o calor humano, a confraternização se transformou em divertimento. Algo salutar para um grupo que viaja e acampa nos diversos lugares do mundo.

“Apesar na inexperiência dos acolhedores, dos imprevistos indispensáveis, está indo tudo muito bem”. Nesta quinta-feira a caravana se despediu de Porto Rico e seguiu para Querência do Norte, onde foram recebidos com muito carinho pelos munícipes.

“Foi uma verdadeira festa na cidade”: buzinaço, uma carreata local acompanhando a caravana; tudo muito lindo”.

A caravana deve permanecer no município de Querência do Norte até sábado pela manhã, quando seguirão para Icaraíma, e devem se instalar no Balneário Porto Camargo, onde a comunidade os aguarda com muita ansiedade.

A 1ª etapa do Circuito “Caminhos do Paraná”, começou em Diamante do Norte, dia 23 de maio e segue até domingo, 1º de junho, terminando na Vila Iara, município de Altônia. Depois os caravanistas e campistas irão prestigiar o Festival das Cataratas (FIT), que ocorre de 4 a 6 de junho em Foz do Iguaçu. Posteriormente, rumam para Ciudad del Este, no Paraguai, e Posadas, na Argentina. Um evento realizado pela Expo Motorhome, “a maior feira de Motorhome da América Latina", que conta com apoio do governo do Paraná, Viaje Paraná, IAT, ABRAJET/PR e ADETUR/Pinhão.

Participam do circuito, fabricantes e aventureiros do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul; e dois casais, um do Uruguai e outro do Paraguai, totalizando 48 pessoas.

Além de, praticamente desbravar o roteiro da região da Costa Rica com motorhome, os moradores das cidades visitadas, conhecem um pouco da vida sobre rodas, visitam os motorhomes e ainda são conscientizadas sobre a preservação ambiental.

Segundo, a coordenação do Circuito, o evento deve reunir mais de 20 mil pessoas e movimentar pelo menos R$ 500 mil na economia dos municípios por onde passarem.

Para Alexandre Boff, idealizador e presidente da Expo Motorhome, um dos principais objetivos, também, é mostrar um pouco do que vai acontecer na maior Feira de Exposição de Motorhome da América Latina; que este ano, mais uma vez, vai acontecer no Expotrade Convention Center em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. Nos dias 12 a 16 de novembro.

Fotos/Créditos: José Ronaldo Albuquerque

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias