Sábado, 19 de Julho de 2025
9°C 24°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Turismo paranaense ganha destaque na abertura do Alimenta 2025 com Cozinha Show

Durante o evento, o espaço oferece aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a origem de produtos paranaenses e as técnicas culinárias que transformam os ingredientes em pratos típicos e contemporâneos, conectando o público às raízes e aos sabores do Paraná.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
17/06/2025 às 21h50
Turismo paranaense ganha destaque na abertura do Alimenta 2025 com Cozinha Show
Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, realizado no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. Foto: SETU PR

O potencial do Paraná como destino de turismo ligado à tradição agropecuária e gastronômica ficou em evidência nesta segunda-feira (16), na abertura do Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, realizado no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. Na programação, o estande Cozinha Show, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU), tornou-se um espaço interativo e referência para valorização dos ingredientes regionais e da cultura do interior, com demonstrações culinárias ao vivo e degustações preparadas por renomados chefs do Estado.

A iniciativa marca uma série de ações de integração entre o setor produtivo e o turismo gastronômico, aproximando produtores, profissionais de cozinha, estudantes e visitantes numa agenda que segue até terça-feira (18). Durante o evento, o espaço oferece aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a origem de produtos paranaenses e as técnicas culinárias que transformam os ingredientes em pratos típicos e contemporâneos, conectando o público às raízes e aos sabores do Paraná.

O secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, reforçou a importância desse intercâmbio para o desenvolvimento de oportunidades no interior, destacando a gastronomia como um vetor de atração turística e de agregação de valor à produção local. “Levar chefs renomados e a cultura gastronômica local para um evento internacional é uma estratégia fundamental para mostrar como o turismo pode impulsionar cadeias produtivas, gerar renda e promover o Paraná como referência em experiências autênticas”, disse.

Segundo o secretário, a proposta do Cozinha Show é atrair moradores e turistas para redescobrir as riquezas do nosso interior; valorizar o pequeno produtor, a agricultura familiar e referenciar os nossos sabores e tradições como atrativos de valor para o mundo”, destacou Paranhos.

Representando o Governo do Paraná, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, ressaltou o papel do evento para aproximar setores estratégicos e ampliar o alcance da produção paranaense, que é líder nacional em diversas cadeias de proteína animal. "O Paraná fortalece seu protagonismo na produção de proteína animal ao investir continuamente em inovação, qualificação e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, do campo à indústria. A integração entre os setores produtivo, turístico e de serviços, como vemos neste evento, beneficia toda a sociedade paranaense, agrega valor aos nossos produtos e abre novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social, especialmente no interior do estado", afirmou Nunes.

COZINHA SHOW - Entre os destaques do Cozinha Show estiveram apresentações que celebraram a diversidade culinária paranaense. O chef Marcelo Toshio preparou a tradicional Carne de Onça, prato emblemático de Curitiba, à base de carne crua finamente moída e temperada, mostrando a técnica e a história por trás deste ícone local. Vania Krekniski apresentou o Entrevero de pinhão, receita que combina diferentes tipos de carne e vegetais com o fruto símbolo do Paraná, ressaltando o uso de ingredientes locais e práticas sustentáveis na cozinha. As demonstrações de João Pedro Matsomoto e Délio Canabrava também valorizaram a diversidade dos produtos regionais e promoveram a aproximação entre campo e mesa, evidenciando o potencial da culinária como elemento de identidade cultural e atração turística.

A iniciativa, que integra as ações conjuntas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), reforça a sinergia entre as pastas para fortalecer a conexão entre o campo e a mesa, agregando valor à produção rural e promovendo o turismo de experiência e a gastronomia como elementos de valorização cultural e geração de oportunidades nos municípios.

O Alimenta 2025 segue até 18 de junho no Campus da Indústria da Fiep, reunindo produtores, indústrias, pesquisadores, estudantes e fornecedores de toda a cadeia de proteína animal. A programação inclui um ciclo de palestras técnicas com especialistas nacionais e internacionais, rodadas de negócios estratégicas, exposição de tecnologias e equipamentos, além de debates aprofundados sobre temas cruciais como sanidade animal, genética, nutrição, gestão e acesso a mercados, visando o fortalecimento e a inovação do setor.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis em: www.alimentaexpo.com.br.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias