Prezado leitor, no decorrer da reportagem, você vai entender porque da comparação com o "casulo". Pois é uma fase crucial no ciclo de vida da borboleta, onde ocorre a metamorfose de lagarta para a forma adulta. Dentro do casulo, a lagarta se transforma em pupa, um estágio de desenvolvimento onde ocorre uma reorganização completa de suas células, resultando na formação dos órgãos e estruturas de uma borboleta adulta, como asas e antenas.
Dentro do casulo, a lagarta entra em um estado de dormência e ocorre a transformação celular. O corpo da lagarta é reorganizado para formar a borboleta adulta, um processo conhecido como apoptose, ou morte celular programada. Após um período de tempo, a borboleta adulta rompe o casulo e emerge, pronta para voar e reproduzir.
Um breve prefácio, para despertá-los a conhecer a história emocionante de Ênio e Meire, como são conhecidos no condomínio dos sobreviventes “da vida sobre rodas” ...
Quem é Rosimeire Patussi, a moça que sonhava viver dentro de um motorhome? Ela é natural de Presidente Prudente/SP. Quando, ainda recém nascida, os pais mudaram-se para a cidade de Coxim/MS, onde ela cresceu e retornou à Presidente Prudente/SP., somente para fazer o curso de nutrição e pós-graduação na mesma área, porém em “nutrição clínica”, na faculdade UNOESTE. Depois de pós-graduada, Rosimeire retornou a Coxim, onde atuou como nutricionista clínica até encontrar seu príncipe encantado.
O que me despertou essa reportagem foi perceber que a vida de Rosimeire, é um milagre. Além do milagre da vida, sua infância foi marcada por uma vida numa espécie de “casulo”; ainda no ventre de sua mãe, foi diagnosticada a paralisia cerebral, doença que abalou a família; e aos sete anos, ela contraiu “MIOCLONIA”. Uma doença que causa (contrações musculares rápidas e involuntárias, também conhecidas como espasmos ou abalos musculares. Esses movimentos podem ocorrer em diversas partes do corpo: como braços, pernas ou face, e podem ser causados por vários fatores, desde condições fisiológicas normais até doenças neurológicas). Sintomas contraídos a partir da administração de um medicamento de forma errada. Para a medicina seria impossível para aquela criança diagnosticada com paralisia cerebral sobreviver, muito menos sonhar em conhecer o mundo sobre rodas. Mas, em 23 de novembro de 2008, através de um aplicativo de relacionamento, ela conheceu o jovem Ênio Oliveira, o moço que nasceu em Rondonópolis/MT, onde passou a infância, tornando-se um dos integrantes da Associação “Escoteiros do Brasil”, uma associação de caráter educacional, cultural, que congrega todos os que praticam o Escotismo no Brasil. Nessa época, Ênio, periodicamente participava de acampamentos, foi quando nasceu o sonho de um dia comprar um motorhome e “viver sobre rodas”.
Após trinta dias, entre o conhecimento e o namoro, os dois, uniram-se em matrimonio no 23 de dezembro de 2008. Um casamento pomposo, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP.
Três anos se passaram o casal realiza o sonho de ambos, compraram um motorhome e começaram a viajar pelo Brasil, com imensa vontade de conhecer novos lugares e histórias. “Eu tinha 15 anos quando comecei a falar para os meus pais que eu seria turista em casa quando aposentasse, que eu queria conhecer o Brasil inteiro”, relembra Meire.
Realizar o sonho, não foi fácil! Pois, logo veio a reação da família, a revolta e tristeza dos pais; segundo Meire, devido a sua decisão, sua mãe entrou em depressão e teve que passar por tratamento, após a sua decisão. Contudo, a resistência familiar não impediu a aquisição do “Touchê”, que depois de adquirido no Rio Grande do Sul, foi preparado e adaptado para uso, especialmente para a Meire.
Alguns meses se passaram, e o casal definitivamente decidiu viver na humilde residência sobre rodas. A “Casa Rodante” como é chamado na Argentina, está equipada com máquina lavar e secar, fogão, geladeira, pia, camas, ar-condicionado, televisão, aquecedor, banheiro, etc. E funcionando a energia solar.
Tivemos a honra de conviver com o casal alguns dias acompanhando o Circuito “Caminhos do Paraná”; uma caravana de 23 motorhomes, que circulou em nove municípios do noroeste paranaense; e depois de participar do Festival Internacional Caratas em Foz do Iguaçu, seguimos até Posadas, Missiones, Argentina, para participar da “Posadas Rodantes Feira de Motorhome”; no Camping Miguel Lanus (Complejo Municipal Costa Sur), à margem do Rio Paraná, tivemos a oportunidade de ouvir sobre a bela história de Ênio e Meire, que nessa viagem, estão dispostos a continuar a viagem até a Bolívia.
Ênio e Rosimeire são integrantes da maior Feira de Campismo e Caravanismo da América Latina “ExpoMotorhome” evento que se preparando para a sua 9ª Edição nos dias 12 à 16 de novembro no Expotrade Convention Center, local amplo e aconchegante na cidade Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR.
Lembrando aos que que vivem ou passeiam de motorhome, Ênio é um excelente montador de placas de energia solar e trabalha no domicílio.
Obrigado Ênio e Meire pela entrevista