Sábado, 19 de Julho de 2025
9°C 24°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Governo do Paraná promove nesta semana conferência sobre o Plano Turístico 2050

Evento acontecerá em Porto Rico nos dias 26 e 27 de junho e reunirá representantes públicos e privados para debater sustentabilidade e metas de desenvolvimento para o turismo estadual e do Território Encontro das Águas e Biomas.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
23/06/2025 às 23h04
Governo do Paraná promove nesta semana conferência sobre o Plano Turístico 2050
Governo do Paraná promove nesta semana conferência sobre o Plano Turístico 2050 Foto: SETU PR

O planejamento de turismo que o Governo do Paraná deixará para as próximas gestões e gerações será discutido durante a conferência sobre o Plano do Paraná Turístico 2050, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho em Porto Rico, no Noroeste do Estado, no Território do Encontro das Águas e Biomas. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e tem como objetivo construir, de forma participativa, um plano com resultados de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor, com foco em sustentabilidade, inovação e geração de oportunidades.

Os organizadores pretendem reunir gestores públicos, empresários, profissionais do turismo e lideranças locais para debater a realidade atual do turismo, seus potenciais e desafios, tendências, hábitos e preferências dos viajantes, além de contextualizar o cenário estadual. Essa conferência é considerada o projeto-piloto do Plano Turístico 2050. O objetivo da equipe da Secretaria é replicar o formato das discussões nos demais 17 territórios turísticos do Paraná.

"Queremos promover uma ampla conversa sobre o que pretendemos para o turismo do Estado e esclarecer quais as metas até 2050, sempre conciliando o crescimento econômico com a preservação ambiental", afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos.

"O Plano do Paraná Turístico 2050 é uma ferramenta que vai balizar não apenas a criação de políticas públicas de incentivo para o desenvolvimento econômico, como também a mudança de comportamento, com a construção de modelos de condutas responsáveis e conscientes, de respeito às culturas de cada local e ao meio-ambiente", complementou.

A diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu, Tatiana Nasser, disse que o plano será um norteador para todos que já estão inseridos no setor, apresentando diretrizes para gestores e empresários, além de orientar novos empreendedores interessados em investir no turismo paranaense.

“Cada região tem uma história, uma cultura e um potencial único. O Plano 2050 propõe um olhar atento para as especificidades dos territórios, de acordo com sua cultura, interesses, perspectivas e anseios para consolidar os diferentes destinos, como política de desenvolvimento regional e social, e compor o Paraná como diferencial competitivo no mercado turístico”, afirmou.

CONFERÊNCIA – A coordenadora do Plano 2050, Anna Vargas, responsável pela área de Gestão e Sustentabilidade, detalhou a programação que começa no dia 26 de junho (quinta-feira), das 13h30 às 18h, quando será realizado um alinhamento estratégico preparatório. O evento principal ocorrerá no dia seguinte, 27 de junho (sexta-feira), das 8h30 às 17h30, com debates sobre o futuro do turismo no Paraná e no Território Encontro das Águas e Biomas.

“A proposta é desenhar o turismo que queremos deixar para as próximas gerações”, destaca. “A Setu vem fazendo o dever de casa, e a conferência foi organizada justamente para ouvirmos os participantes e, juntos, definirmos metas de crescimento socioeconômico alinhadas com a conservação ambiental, a promoção do lazer e o bem-estar da população”.

Segundo ela, os principais eixos da conferência são: transformar o turismo em política de desenvolvimento regional e social, não apenas como instrumento de lazer, mas uma ferramenta de geração de emprego, renda e inclusão social; aperfeiçoar o uso dos recursos públicos e privados com planejamento e orientação para a aplicação inteligente de investimentos; fortalecer as vocações de cada território, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades; conectar as ações de curto, médio e longo prazo; melhorar a experiência do visitante e ampliar a competitividade dos destinos; estimular a inovação e incorporar tendências globais; garantir a sustentabilidade ambiental, cultural e econômica e construir um modelo de gestão colaborativa e participativa.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado, mediante inscrição prévia. Acontecerá no Porto Rico Aqua Park, na Av. Marli Teresa Reami Cutolo, 704 - Porto Rico/PR.

TERRITÓRIO ENCONTRO DAS ÁGUAS E BIOMAS – O Território Encontro das Águas e Biomas é formado por doze municípios no Noroeste do Paraná e se destaca pelos encontros dos Rios Paranapanema, Ivaí e Paraná. Abriga marinas, ilhas e praias de água doce. Com infraestrutura revitalizada, incluindo orlas e balneários modernizados, a Costa Noroeste atrai viajantes que buscam sol e praia, turismo religioso, de pesca, mergulho ou conexão com a natureza.

A região faz parte da Rota dos Pioneiros, a maior trilha aquática do Brasil, e do Caminho dos Missionários, que preserva a memória de povos indígenas, exploradores espanhóis e jesuítas desde o século XVII. É um destino turístico completo, combinando cultura, natureza, aventura, náutico, história e a biodiversidade. Na Costa Noroeste o turista também encontra eventos culturais e artísticos.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOZ_5vWccH6Cs6lR8BL4QZrlKND7gHFz0f6aEhM12iNxll8w/viewform?fbzx=-3745542407543994370

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Conheça Santa Catarina - Foto Divulgação
SANTA CATARINA Há 4 dias

Um panorama sobre a nova fase do turismo em Santa Catarina

No primeiro semestre de 2025, o estado bateu recorde de crescimento no número de turistas estrangeiros, movimentando milhões na economia local e reforçando sua posição como referência nacional em turismo sustentável, inovador e diversificado

Território Turístico Norte do Paraná
TERRITÓRIO TURISTICO Há 1 semana

Implantação do Território Turístico Norte do Paraná fortalece políticas de integração do setor em Londrina e região

Prefeito Tiago Amaral e secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, participam do evento de lançamento nesta sexta em Ibiporã...

Alta do turismo internacional Foto: Foto: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu
TURISMO EM ALTA Há 1 semana

Turismo em Alta no Paraná, Estado recebe mais de 627 mil turistas estrangeiros no 1º semestre

Movimento é puxado sobretudo por visitantes do Paraguai e Argentina, com 76% das chegadas. Foz do Iguaçu mantém-se como principal porta de entrada no Estado. Crescimento impacta a economia das regiões receptoras, com mais movimento nos setores de hospedagem, alimentação e no comércio.

IG no turismo: uma estratégia que conecta e transforma
Indicação Geográfica Há 1 semana

Indicação Geográfica: Como produtos de origem elevam a experiência no destino

Especialista mostra no Encatho & Exprotel 2025 como os produtos com Indicação Geográfica - IG transformam a experiência do hóspede e fortalecem destinos turísticos

Paraná apresenta destinos, atrativos e gastronomia na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires Foto: Viaje Paraná
PRAZO FINAL Há 2 semanas

Empresários de turismo têm essa semana para se inscrever em feiras internacionais

A participação dos eventos acontece dentro do estande do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo no Estado. São três feiras com possibilidade de mostrar seus produtos e destinos: A FIT América Latina, na Argentina (Buenos Aires); a FITPAR, em Assunção (Paraguai); e a FITUR, em Madrid (Espanha).

Lenium - Criar site de notícias