Sábado, 19 de Julho de 2025
9°C 24°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Governo do Estado discute plano turístico 2050 e lança território piloto para o setor em Porto Rico

A Secretaria de Turismo do Paraná reuniu a sociedade civil, poder público municipal e empresários do setor turístico do território Encontro das Águas e Biomas para o lançamento do Projeto piloto: Plano Turístico 2050.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
28/06/2025 às 00h11 Atualizada em 28/06/2025 às 11h25
Governo do Estado discute plano turístico 2050 e lança território piloto para o setor em Porto Rico
Leonaldo Paranhos com os prefeitos do Território Foto: Lúcio Freire Encontro das Águas e Biomas

O Paraná tem 399 municípios, divididos em 18 Instancias de Governança Regional, que, a partir de agora, passam ser denominados de “Territórios Regionais”. Oficialmente, esses territórios foram lançados nesta sexta-feira, 27 em Porto Rico/PR., pelo Secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos.

O evento realizado no Porto Rico Áqua Park Resort Hotel, começou com uma a pré-conferencia na tarde de quinta-feira, (26) com duas oficinas, uma que tratou do turismo para iniciantes e a outra "para o pessoal que já trabalha com o turismo". Uma preparação para a discussão e apresentação de planos para o futuro, apresentados na conferência que ocorreu na sexta-feira (27) durante todo o dia. As discussões foram coordenadas pelos técnicos da SETU, Anna Vargas e Petterson Gherlandi.

 

Na sexta-feira, pela manhã, a programação continuou com apresentação do diagnóstico do turismo desenvolvido atualmente no território; e o que se pretende fazer para desenvolver o turismo estruturado e permanente no futuro. A princípio, a proposta é construir, em conjunto com a comunidade e as pessoas envolvidas no setor, metas e ações que impactem positivamente o turismo nos próximos 25 anos.

 

Após a apresentação, Leonaldo Paranhos, secretário de Estado do Turismo lançou oficialmente o “Território Encontro das Águas e Biomas”. Que até então, era denominado pelo Governo Federal de Instancia de Governança Regional. Segundo, Paranhos, “o objetivo é estruturar os territórios turísticos com planejamento e investimentos concretos. 

 

 

Ainda segundo Leonaldo Paranhos, "o objetivo é estruturar os territórios turísticos com planejamento e investimentos concretos. Nós precisamos consolidar os serviços, que é o nosso grande desafio”.

Paranhos ressaltou que os mais de 12 milhões de paranaenses, os vizinhos paulistas e sul-mato-grossenses, catarinenses, precisam conhecer essa região. “A minha condição de estar secretário é exatamente essa, consolidar o turismo regional e mostrar para o Paraná, para o Brasil e para o mundo, belezas como essas, dessa região".

Após o lançamento do Plano Turístico 2050, Paranhos anunciou e assinou convênios com as prefeituras da região na ordem de R$ 170 milhões, para obras de infraestrutura, incluindo, melhorias da malha viária que dá acesso aos municípios da região, pontes, píeres, rampas e centros de eventos. “Recursos que não necessidade de financiamento por parte dos municípios. O governo está oferecendo a fundo perdido para garantir que o turismo se consolide como política pública e instrumento de geração de renda”, Concluiu Paranhos.

O secretário destacou a importância de garantir a continuidade do plano ao longo dos anos. “O governo Ratinho Junior está deixando um legado. O turismo hoje é solução para os municípios e a população não vai mais aceitar governantes que não priorizem isso”.

O território Encontro das Águas e Biomas e formado por 12 municípios, São Pedro do Paraná, Santa Mônica, Santa Cruz de Monte Castelo, Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná, Diamante do Norte, Querência do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Loanda e Nova Londrina. Uma região que se destaca pelo encontro dos rios Paranapanema, Ivaí e o Paraná, com grande vocação para inúmeros atrativos.

Fotos: Lúcio Freire/ABRAJET/PR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias