Representantes da Prefeitura do município de Querência do Norte estiveram reunidos nesta quinta-feira, 03/07 com o Capitão de Corveta, Renato Nascimentos Reis, titular da Delegacia Fluvial de Guaíra, PR., para solicitar o Curso de Aquaviários (CFAQ), visando a qualificação e capacitação dos operadores de embarcações do município.
Na reunião, que aconteceu na cidade Porto Rico/PR., estiveram presentes, a secretária Geral do município, Ariana Leite Chaves, o diretor de Turismo, Guto Renato Berto, o secretário de Segurança Pública, Claudiney Nery da Silva, o 1º Sargento BM Bruno Moreira e a instrutora náutica Luíza Camila, representando uma escola náutica.
O município de Querência de Norte, no noroeste paranaense, conta com 66 km de extensão navegáveis sobre o Rio Paraná e 33 km de extensão sobre o Rio Ivaí, com intensa atividade náutica, especialmente nos distritos, também denominados de Portos, como: Porto Brasílio. Porto 18, Porto Natal e Porto Felício.
A proposta da administração municipal é habilitar, qualificar e regularizar os condutores de embarcações que navegam sobre os rios Paraná e Ivaí, rios que banham o município de Querencia do Norte. A prefeitura Municipal, além de manifestar interesse na formação dos pilotos, assumiu o compromisso de oferecer toda a estrutura necessáriaa, a fim de viabilizar o curso.
A solicitação à Marinha do Brasil é uma iniciativa da Administração municipal, que além de buscar a qualificação dos pilotos, está se preparando para a Temporada de Verão 2025, que começa no dia 21 de dezembro, porém, normalmente a visitação de turistas no município, começa em outubro, quando alguns municípios começam a "Operação Verão". E esse ano, o Porto Brasílio, será a base do Corpo de Bombeiros; fortalecendo o compromisso de Querência do Norte com a segurança do turismo, buscando preservar a vida dos banhistas e das atividades fluviais.