Encerrou neste domingo, (18) a Feira Avistar 2025, um evento que reuniu turistas observadores de aves e expositores do Brasil e da América Latina, que visa apresentar seus destinos, promover hotéis, pousadas, operadoras de turismo e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e natureza.
O evento ocorreu no Jardim Botânico em São Paulo, iniciando dia 16 de maio com cerimônia de abertura às 9 horas da manhã e terminando domingo, 18, à tarde.
Durante o evento houveram palestras sobre Observação de aves, fotografias, ciência-cidadã, turismo, conservação; e tudo mais sobre aves e vida silvestre. Além de palestras e oficinas, a coordenação doe vento promoveu a prática e a conexão com a natureza em caminhadas de observação em São Paulo e no entorno; com objetivo de despertar a sensibilidade para a beleza e as diversidades de aves, e produzir conteúdo criativo a partir disso.
Uma equipe da Instancia Regional, que inclui os municípios sul mato-grossense de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu; apresentou o destino “Vale das Águas” para as operadoras de turismo do Mato Grosso, Nordeste, São Paulo, além de outros países, como: Argentina, Paraguai, EUA.
O destaque da apresentação foi o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que devido ao trabalho desenvolvido pela direção do Parque, tem alcançado muito sucesso.
Ao retornar da Feira, o biólogo José Lucas Romero, disse estar muito feliz com o resultado da feira; e adiantou: “que possamos continuar este trabalho e juntos desenvolver cada vez mais o segmento econômico do turismo no MS”.
De modo geral a participação do Mato Grosso do Sul teve como objetivo promover o relacionamento entre empresários do trade turístico sul-mato-grossense, observadores de aves do Brasil e da América Latina e reforçar o posicionamento como destino de destaque no ecoturismo, além de ampliar a visibilidade do estado junto ao público especializado em turismo de natureza.
Além disso, mais de 20 empresários do setor de aviturismo do estado participaram do evento, incluindo uma caravana organizada pelo Sebrae regional, em parceria com a Fundação de Turismo de MS. Ações que reforçam o envolvimento público-privado no segmento de observação de aves.
Geanrcalo Merighi, diretor da Fundação de Turismo do MS salientou que o desenvolvimento do Turismo da Fundtur MS, o aviturismo, vem se fortalecendo em Mato Grosso do Sul. “Há mais de 10 anos a Fundtur participa do evento Avistar Brasil que, para nós, é uma grande vitrine para mostrar e oferecer aos observadores de aves do Brasil e do mundo o que temos de melhor. Com essa e outras ações de promoção e apoio à comercialização, estamos posicionando nosso estado como um dos principais destinos de observação de aves do país. Também temos investido recursos na divulgação, desenvolvimento de novos produtos e capacitação dos prestadores de serviços deste segmento”.
Entre as ações do MS no evento estão, rodadas de negócios para encontros com compradores internacionais qualificados e interessados em conhecer a biodiversidade do estado; além de firmar parcerias duradouras, palestras, uso de inteligência artificial (desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial de MS) para indicação de aves via QR Code e interação virtual.
Ainda durante o evento foi lançada a nova Rota de Observação do Cerrado, que integrará atrativos dos municípios de Costa Rica e Alcinópolis. Em Costa Rica serão contemplados o Parque Nacional das Emas e o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, além do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. Em Alcinópolis, a rota abrangerá o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares e o Monumento Natural Municipal Serra do Bom Jardim, reconhecidos pela rica presença de sítios arqueológicos e arte rupestre na região.
No Avistar 2025 também será lançada a nova marca do estado para o segmento, “Isto é Mato Grosso do Sul – Aviturismo”, bem como uma página oficial de observação de aves do estado voltada à divulgação dos biomas, das espécies e de informações turísticas para viajantes.
“O turismo de observação de aves é um dos segmentos mais estratégicos para Mato Grosso do Sul, dada a nossa vasta biodiversidade e a demanda crescente por turismo de natureza. O Avistar Brasil funciona como uma vitrine nacional e internacional para divulgar nosso turismo de natureza”, destacou Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS.
Birdwatching (observação de aves) em MS
O turismo de observação de aves, ou birdwatching, é um dos segmentos que mais cresce no mundo, impulsionado pela busca por experiências sustentáveis e pelo encantamento com a vida silvestre. Mato Grosso do Sul, com seus quatro biomas: Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco, abriga mais de 670 espécies, cerca de 35% da avifauna brasileira, tornando-se referência nesse tipo de turismo.
Fotos: Dione Sales PEVRI
VISITE O MS E PRATIQUE AVITURISMO