Sábado, 21 de Junho de 2025
16°C 20°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Fundação de Turismo apoia escolha da ave símbolo da Mata Atlântica no MS

Esse movimento coletivo, envolvendo ciência, educação, turismo e políticas públicas visando fortalecer o compromisso com o futuro das espécies da Mata Atlântica sul-mato-grossense, ao mesmo tempo em que transforma a preservação da natureza em uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
29/05/2025 às 19h37
Fundação de Turismo apoia escolha da ave símbolo da Mata Atlântica no MS
Participe da escolha da ave símbolo da Mata Atlântica Sul mato grossense...

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) é parceira do projeto “Amigos e Amigas das Aves”, uma importante iniciativa de educação ambiental e valorização da biodiversidade que irá escolher, por meio de votação popular online, a ave símbolo da Mata Atlântica no estado.

Idealizado por um coletivo de instituições liderado pelo grupo “Amigos e Amigas das Aves”, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental da UEMS/Mundo Novo, Rotary Club de Campo Grande, entre outras entidades, o projeto propõe uma mobilização em prol da Mata Atlântica, bioma de grande relevância ecológica e cultural para Mato Grosso do Sul.

beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) | WikiAves - A ...

A votação foi lançada em 27 de maio, data que celebra o Dia da Mata Atlântica, e o resultado será revelado em 5 de junho, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente. O pássaro vencedor será oficialmente proposto como símbolo do bioma no estado, por meio de um projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia Legislativa, com o apoio da Frente Parlamentar de Unidades de Conservação da Natureza.

Segundo a professora Dra. Elaine Kashiwaqui, coordenadora do programa de pós-graduação da UEMS, “eleger um animal símbolo é essencial para sensibilizar a população e melhorar o entendimento sobre a biodiversidade e a necessidade de preservação ambiental. A escolha de uma ave carismática pode também estimular o engajamento em projetos de conservação, promover o turismo de observação e gerar renda para comunidades locais”.

A gerente de Inovação da Oferta Turística da Fundtur-MS, Edson Moroni, destaca que a iniciativa reforça a imagem do estado como destino de natureza e turismo responsável. “Recentemente, lançamos a Rota de Aviturismo nas Unidades de Conservação da Mata Atlântica do MS, conectando as regiões turísticas do Vale das Águas e Caminhos da Natureza – Cone Sul. Apoiar um projeto como esse fortalece nosso trabalho em posicionar o estado como referência em ecoturismo e observação de aves, além de promover educação ambiental e valorização do território”, afirma Moroni.

Moroni destaca que eleger uma ave símbolo da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul vai muito além de um gesto simbólico. Trata-se de uma ação estratégica para fortalecer a consciência ambiental, valorizar a biodiversidade e inspirar o engajamento da sociedade na conservação da natureza.

Pica-pau-do-campo: espécies, características, reprodução, canto e alimentação| Pássaros

A escolha de uma espécie representativa ajuda a dar rosto e identidade ao bioma, despertando empatia e facilitando a comunicação sobre os desafios e as riquezas da Mata Atlântica. Uma ave carismática e reconhecível tem o poder de unir comunidades em torno de um símbolo comum e de reforçar o sentimento de pertencimento e orgulho ambiental.

Além disso, iniciativas como essa são fundamentais para promover o turismo sustentável, especialmente o aviturismo, que vem crescendo em todo o Brasil. Ao destacar uma espécie emblemática, ampliamos o interesse de observadores de aves, pesquisadores e turistas, gerando visibilidade para as áreas protegidas, incentivo à criação de roteiros turísticos e renda para comunidades locais.

5 aves da Mata Atlântica para você conhecer – Ecoa

Esse movimento coletivo, envolvendo ciência, educação, turismo e políticas públicas; fortalece o compromisso com o futuro da Mata Atlântica sul-mato-grossense, ao mesmo tempo em que transforma a preservação da natureza em uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social.

A região conta com Guia de Aves do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que é uma ferramenta essencial para observadores e pesquisadores da biodiversidade regional.

Aves da mata atlântica: conheça 9 importantes espécies que você pode encontrar durante uma viagem! -

São parceiros da iniciativa: Ambiental MS Pantanal; Águas Guariroba; RPPN Ernesto Vargas Baptista; Clube de Observadores de Aves (COA) da Grande Dourados; Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur); Grupo de Estudos em Proteção da Biodiversidade (GEBIO); Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI); Instâncias Regionais do Turismo – IGR Caminhos da Fronteira, IGR Caminhos da Natureza Cone Sul, IGR Celeiro do MS e IGR Vale das Águas; prefeituras de Eldorado, Taquarussu e Naviraí; Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental da UEMS Mundo Novo e Rotary Club de Campo Grande.

Acesse e vote https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5fioWfDofeZ5oAV5SpFw74RToJ9ul8DZ1JulEgc-9f5Pm1A/viewform?pli=1

Imagens ilustrativas da Mata Atlântica Sul Mato Grossense

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias