Sábado, 19 de Julho de 2025
9°C 24°C
Icaraíma, PR
Publicidade

Estado promove atrativos, produtos e serviços do turismo religioso na ExpoCatólica 2025

O evento de alcance internacional visa promover produtos e serviços para a Igreja, com foco também nos viajantes movidos pela fé, um dos maiores segmentos turísticos ofertados no Brasil.

Lúcio Freire dos Santos
Por: Lúcio Freire dos Santos
16/06/2025 às 09h28
Estado promove atrativos, produtos e serviços do turismo religioso na ExpoCatólica 2025
Atrativos e ofertas do turismo religioso do Paraná. Foto: Viaje Paraná

O evento de alcance internacional visa promover produtos e serviços para a Igreja, com foco também nos viajantes movidos pela fé, um dos maiores segmentos turísticos ofertados no Brasil. Segundo os organizadores, essa é a feira católica mais visitada no mundo, promovendo negócios e reunindo pessoas, instituições e empresas comprometidas em fortalecer o segmento.

O Governo do Estado, por meio de seu órgão de promoção comercial do turismo, Viaje Paraná, participa e apoia entre os dias 3 a 6 de julho da ExpoCatólica, evento ligado ao segmento de turismo religioso, em São Paulo. Para a ocasião, o órgão contará com estande de divulgação de atrativos estaduais, além de co-expositores interessados.

O evento de alcance internacional visa promover produtos e serviços para a Igreja, com foco também nos viajantes movidos pela fé, um dos maiores segmentos turísticos ofertados no Brasil. Segundo os organizadores, essa é a feira católica mais visitada no mundo, promovendo negócios e reunindo pessoas, instituições e empresas comprometidas em fortalecer o segmento.

O turismo do Estado já havia participado com co-expositores na última edição da feira, em 2024. Naquela ocasião, o evento atingiu a marca de 30 mil visitantes, 200 expositores e 22 eventos simultâneos, impactando, ao todo, um público de cerca de um milhão de pessoas.

Nesse ano, o órgão terá em seu estande cerca de 10 co-expositores, ligados a diferentes áreas, oferecendo produtos e serviços turísticos relacionados com a fé no Estado. Eles são, em geral, agências de viagens, associações, representantes de igrejas, templos e santuários, além de órgãos municipais de turismo.

“Estamos falando de um segmento que impacta diretamente a vida de pessoas, porque temos muitos devotos, de diferentes matrizes, com vontade de viajar em prol da sua fé. Participar da feira é uma boa oportunidade do Estado mostrar seu potencial nesse segmento”, explicou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

“Além disso, estamos oportunizando que co-expositores mostrem seu trabalho e o que tem a oferecer para esse trade bem específico do turismo, que trabalha com as viagens religiosas”, completou.

POTENCIAL – Ao lado do Viaje Paraná, o Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso – coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu-PR), também marca presença no estande. O foco é promover e divulgar potenciais relacionados a esse segmento – o terceiro maior em número e oferta de atrativos no Estado. Conforme mapeamento, dos 2.150 atrativos paranaenses catalogados, 494 são religiosos e estão espalhados por todas as regiões. 

Dentro da fé católica, o Estado conta com opções turísticas como a Rota do Rosário (Norte Pioneiro), Rota da Fé (Nororeste) e os Caminhos de São Miguel (Campos Gerais). Juntas, as três rotas religiosas somam 876 quilômetros de caminhos que passam por igrejas, santuários e atrativos ligados ao turismo da fé. 

Há também o 1º Caminho Iniciático de Santiago, em Campo Mourão (Noroeste), que teve a sua sinalização turística entregue pela Secretaria do Turismo, por meio do Programa Paraná + Infra, neste ano. Inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela – uma das rotas mais antigas da Europa, da França à Espanha –, o roteiro paranaense conta com percurso de 104 km, passando por Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.

Outros exemplos são a Catedral de Maringá (Noroeste); o Santuário de São Miguel Arcanjo – que conta com uma estátua de 19,2 metros de altura, a terceira maior do mundo dedicada ao santo – em Bandeirantes (Norte Pioneiro), que será palco do 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso em 2026; a Igreja de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado, em Paranaguá (Litoral); e muitos outros.

Além disso, o Paraná também possui muitos potenciais ligados a outras matrizes religiosas, como a Mesquita e o Templo Budista em Foz do Iguaçu (Oeste), o Santuário da Fé Espírita Reino de Baluaê, em Terra Roxa (Oeste) e o Terreiro Pai Maneco, em Curitiba, por exemplo.

PROGRAMAÇÃO – Durante a feira acontecem diversos eventos simultâneos, como congressos, fóruns e seminários. Os temas variam entre turismo religioso, catequese, tecnologia, espiritualidade, empreendedorismo, comunicação, cultura e cinema.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Capela de São Domingos - Foto: Prefeitura de Bandeirantes
TURISMO RELIGIOSO Há 3 meses

Fórum de Turismo Religioso, Edição 2026 será em Bandeirantes, no Norte Pioneiro

Participantes poderão desbravar o município e entrar em contato com os recortes da fé e da atividade turística no Norte Pioneiro do Paraná. O fórum busca apresentar e identificar potenciais dentro do segmento, além de trabalhar em prol da inter-religiosidade no turismo estadual.

Cena que levou a multidão as lágrimas na Arena
PAIXÃO DE CRISTO Há 3 meses

Encenação da Paixão de Cristo leva público ao delírio e as lágrimas na Arena da Sociedade Rural de Altônia/PR.

Reviver a Paixão de Cristo foi marcada pela presença de um grande público que marcou presença demonstrando a sua fé

PAIXÃO DE CRISTO: Realização Pastoral do Turismo de Altônia/PR.
PAIXÃO DE CRISTO Há 3 meses

Pastoral do Turismo apresenta a peça “Paixão de Cristo” em Altônia/PR.

Para os cristãos, a sexta-feira Santa é a data em que se relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. A data celebra a ressurreição de Cristo e a consequente redenção de toda a humanidade, a região noroeste do Paraná, vai reviver esses momentos na Sociedade Rural de Altônia/PR.

TURISMO RELIGIOSO É O TERCEIRO MAIOR ATRATIVO TURISTICO NO PARANÁ Foto: Rafael Guimarães
TURISMO RELIGIOSO Há 3 meses

Turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná

A busca pela fé e a espiritualidade tem levado cada vez mais brasileiros a locais considerados sagrados.

O evento é organizado pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense - Foto: SETU
TURISMO RELIGIOSO Há 4 meses

Mesquita de Foz recebe fórum de turismo religioso e show da banda Rosa de Saron em abril

Os preparativos para o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece de 8 a 10 de abril, estão a todo vapor e as inscrições seguem abertas.

Lenium - Criar site de notícias